NOSSO PENÚLTIMO DIA EM KERALA FOI MARCADO PELO PROGRAMA DE VISITA A TEMPLOS DO KERALA, ALÉM DAS AULAS NO PERÍODO DA MANHÃ. INICIALMENTE VISITAMOS UM TEMPLO ONDE OCORRIA O ENCERRAMENTO DE UM ANCESTRAL RITUAL DE DANÇA, CHAMADO DE TEYAM. A DANÇA É RELIGIOSA, TÍPICA DO KERALA, SENDO MUITO ESTUDADA POR ANTROPÓLOGOS E TOMBADA COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA UNESCO. HOMENS SE VESTEM DE DEUSA NA FORMA BAGHAVADE ESCUTAM OS FIÉIS E DANÇAM PARA LIMPAR OS MALES DAS PESSOAS E PROTEGÊ-LAS. O AMBIENTE É FORTE E ASSEMLHA-SE A RITUAIS DO CANDOMBLÉ AFRO DO BRASIL, ENCONTRADO PRINCIPALMENTE NA BAHIA. PARA ENCERRAR O BELO DIA ESPIRITUAL, VISITAMOS UM TEMPLO DE KRISHNA EM MAHE, ONDE UM FESTIVAL COM ELEFANTE DAVA UM TOQUE ESPECIAL À ATMOSFERA DO TEMPLO. VEJA AS FOTOS:
Este é a praça do templo de Baghavede, onde os dançarinos Teyam entram em transe, fazem suas danças, escutam e protegem as pessoas.
A expressão marcante de um dançarino Teyam ricamente ornamentado... participar deste momento é inebriante!
Detalhe dos pés do dançarino Teyam!
Mais detalhe de um dançarino Teyam que circula entre pessoas com todo uma ritualística acompanhada de flores e de fogo!
A população que procura benção na dança sagrada, aguarda a última apresentação do Dançarino Divino!
O dançarino sai de sua concentração onde prepara o seu transe e começa a recepcionar as pessoas presentes no espaço do Templo.
Sempre ao lado do Teyam homens fazem o papel de guardiões da Deusa, incorporada nos dançarinos.
O Dançarino Teyam inicialmente recepciona a Deusa Baghavade.
O dançarino Teyam então é recebido pelo sacerdote do Templo e inicia-se todo um processo de saudar a Deusa corporeificada no dançarino.
Impressiona as expressões do dançarino Teyam!
Durante todo o ritual o ambiente fica tomado pelos sons dos tambores, auxiliando no clima de transe do lugar.
Enfim... depois de saudado e terminado sua ornamentação o Teyam se olha do espelho... uma forma de reconhecer a própria Deusa que está em si e aprofundar o seu transe.
Em transe... o Dançarino Teyam parece enxergar o que não vemos ou não queremos enxergar... é o início da dança para retirar os males das pessoas e protetegê-las.
Enfim... o dançarino Teyam sauda as pessoas e para elas... dança e dança!
Enquanto dança, se mostra aos fiéis como prova de sua força e seu poder!
E então o dançarino se investe contra os males que todos carregamos em nossas mentes e em nossos corações... e os fiéis demonstram o seu temor à Deusa, gritando: UUUUHHHHHHH!
E no explendor da festa... o Dançarino;Deusa é consagrado com flores para finalizar a sua visita entre os fiéis... e assim encerra-se o festival que dura em torno de 15 dias.
Que a Deusa Baghavade ilumine os nossos corações! OM NAMA SHIVAYA!
Os fiéis se dispersam nas proximidades do templo de Baghavade!
Aqui um flagrante próximo ao templo do festival Teyam... uma chamado do Partido Comunista do Kerala com figura de Che Guevara tendo à frente Shirlei, estudante de Pomorede/SC.



















OI HUDSON AQUI E ELVIS SEU ALUNO DO EJA CARA VC E MUITO ESPECIAL ESSA VIAGEN SUA E ESPIRITUAL PURA NOSSOS VALORES MATERIAS AI NAO CONTA NADA.FALAMOS NA AULA FORTE ABRAÇO.
ResponderExcluirQuerido Elvis
ResponderExcluirBom dia! Grato pela visita ao Blog. Você tem razão, ir à Índia é algo bastante espiritual, não há como visitar este país pensando em mundo material. São muitas histórias!
Hudson
BOM FINAL DE SEMANA...
ResponderExcluir