DEPOIS DE CALICUT SEGUIMOS EM DIREÇÃO A UM OUTRO DISTRITO CHAMADO DE MALAPPURAM, ONDE FICA A VILA DE KOTTAKKAL. A FORMA DE REGIONALIZAR O ESPAÇO DA ÍNDIA É BEM DIFERENTE A DO BRASIL. O DISTRITO É UMA ESPÉCIE DE MUNICÍPIO E O QUE CHAMAMOS DE DISTRITO NO BRASIL É CHAMADO DE VILA POR AQUI. ENTRETANTO, COMO É MUITA GENTE MORANDO EM UM LUGAR SÓ... AS VILAS POSSUEM POPULAÇÕES BEM MAIORES DO QUE MUITAS CIDADES BRASILEIRAS. EM KOTTAKKAL EXISTE UM COMPLEXO DE UNIDADES HOSPITALARES AYURVEDICAS, SENDO REFERÊNCIA PARA O MUNDO INTEIRO. POSSUEM DESDE HOSPITAL ESCOLA, UNIVERSIDADE, CENTRO DE PESQUISA AYURVEDICA E TAMBÉM FABRICA DE MEDICAMENTOS AYURVEDICOS.
Este é o Hospital Escola de Kottakkal, entidade pública com atendimento gratuito à população. Nele cerca de 350 pessoas são atendidas diariamente. Existe sistema de internação em enfermaria e também em quartos compartilhados. A estrutura é bastante simples se comparada a muitas unidades de cidades brasileiras. Conversando com o superintendente do Hospital descobrimos que o mesmo nunca teve caso de infecção hospitalar.
Esta é a frente da Universidade Ayurvedica de Kottakkal. Nela estudam em torno de 600 alunos que fazem seus cursos superiores em medicina ayurvedia, que dura 5 anos, sendo um ano apenas de residência hospitalar. Não aceitam alunos estrangeiros, apenas indianos. Os estrangeiros normalmente são aceitos na Universidade Ayurvedica de Gujarat.
A Reitora da Universidade de Kottakal recebe o grupo de brasileiros em seu gabinete e responde a várias perguntas.
Alunos universitários do curso de medicina ayurvedica, em sua maioria muçulmanos, interagem com o grupo de brasileiros. Curiosidades de ambos os lados!!!
Unidade de Pronto Socorro da Universidade de Kottakkal, onde cerca de 600 pessoas são atendidas diaramente. Nesta unidade casos de câncer e de Aids são atendidos. Questionado o Diretor sobre algum caso de cura de câncer ela disse que não existe um caso de cura, mas que o tratamento ayurvedico já diminuiu bastante a dor de muitos pacientes.
Aqui a Unidade do Hospital de Ayurvedico com atendimento particular de pacientes da Índia e de todo o mundo. Nele também funciona um centro de pesquisas em medicina ayurvedica. Com os lucros obtidos nesta unidade, mantêm-se a unidade de pronto socorro com atendimento público gratuito.






Nossa, não conheci nada disso... terei que voltar à Índia sem sombra de dúvidas. Quanta curiosidade ficou agora!!!!
ResponderExcluirMARIA LÚCIA...
ResponderExcluirLARGA DE SER CURIOSA... RISOS...
VOCÊ VAI ADORAR QUANDO VOLTAR NOVAMENTE!
Hudson